
Na mesma época da concepção e gravação de " Chega de saudade ", de João Gilberto, Miles Davis grava Kind of blue, álbum divisor de águas do jazz, onde ele avança no jazz modal, num sexteto da pesada, com Bill Evans no piano,
Miles Davis traz o modalismo para o jazz, que se distingue por permitir ao solista improvisar sem limites estabelecidos, baseados em modos, em escalas e não numa harmonia, numa seqüência de acordes.
Foto do engenheiro de som Fred Plaut da partitura de Cannonbal, com instruções de Bill Evans em Flamenco Sketches, mostrando a estrutura modal em cinco escalas e com a recomendação para ele “tocar no som das escalas”.
MILES DAVIS – KIND OF BLUE – 1959 – 88Mb – 192Kbps – link para 4shared
Faixas:
1.So what – Miles Davis
2.Freddie Freeloader – Miles Davis
3.Blue in green – Miles Davis
4.All blues – Miles Davis
5.Flamenco Sketches – Miles Davis
6.Flamenco Sketches (alternate take) – Miles Davis
Músicos:
Trumpete: Miles Davis
Sax alto: Julian Cannonbal Adderley
Sax tenor:
Piano: Bill Evans
Piano: Wynton Kelly (faixa 2)
Baixo: Paul Chambers
Bateria: Jimmy Cobb
Para um aprofundamento no tema e nesta gravação, há um ótimo livro, que recomendo, de Ashley Kahn: Kind of blue – a história da obra-prima de Miles Davis, pela editora Barracuda.
2 comentários:
ah, Marcos, esse trabalho em especial é um MUST HAVE - MUST HEAR. Miles sempre muuuito além de tudo, cara de alma afiada, afinada em multi-semitons. O plural dos plurais, mesmo.
Marina, Miles Davis aterrizou na terra para nos brindar com sua música envolvente, cool, muuuuito além de tudo, como você diz! Vamos aproveitá-lo ao máximo!
Postar um comentário