discos selecionados para a posteridade

sábado, 17 de novembro de 2007

MILES DAVIS - KIND OF BLUE - 1959


Na mesma época da concepção e gravação de " Chega de saudade ", de João Gilberto, Miles Davis grava Kind of blue, álbum divisor de águas do jazz, onde ele avança no jazz modal, num sexteto da pesada, com Bill Evans no piano, John Coltrane no sax-tenor, Julian Cannonbal Adderley no sax-alto, Paul Chambers no baixo e Jimmy Cobb na bateria. Na segunda faixa, Freddie Freeloader, o pianista é o suingado Wynton Kelly.

Miles Davis traz o modalismo para o jazz, que se distingue por permitir ao solista improvisar sem limites estabelecidos, baseados em modos, em escalas e não numa harmonia, numa seqüência de acordes.


Foto do engenheiro de som Fred Plaut da partitura de Cannonbal, com instruções de Bill Evans em Flamenco Sketches, mostrando a estrutura modal em cinco escalas e com a recomendação para ele “tocar no som das escalas”.


MILES DAVIS – KIND OF BLUE – 1959 – 88Mb – 192Kbps – link para 4shared

Faixas:

1.So what – Miles Davis

2.Freddie Freeloader – Miles Davis

3.Blue in green – Miles Davis

4.All blues – Miles Davis

5.Flamenco Sketches – Miles Davis

6.Flamenco Sketches (alternate take) – Miles Davis

Músicos:

Trumpete: Miles Davis

Sax alto: Julian Cannonbal Adderley

Sax tenor: John Coltrane

Piano: Bill Evans

Piano: Wynton Kelly (faixa 2)

Baixo: Paul Chambers

Bateria: Jimmy Cobb

Para um aprofundamento no tema e nesta gravação, há um ótimo livro, que recomendo, de Ashley Kahn: Kind of blue – a história da obra-prima de Miles Davis, pela editora Barracuda.

Gravação em apenas duas sessões ao vivo, com todos juntos, coisa pouco se faz hoje em dia. Uma obra prima, disco que é considerado a maior vendagem em discos de jazz da história.

Aqui vai um vídeo do extenso documentário sobre a história do jazz, de Ken Burns, sobre o álbum Kind of blue, vale a pena ver!




2 comentários:

Anônimo disse...

ah, Marcos, esse trabalho em especial é um MUST HAVE - MUST HEAR. Miles sempre muuuito além de tudo, cara de alma afiada, afinada em multi-semitons. O plural dos plurais, mesmo.

sonda musical disse...

Marina, Miles Davis aterrizou na terra para nos brindar com sua música envolvente, cool, muuuuito além de tudo, como você diz! Vamos aproveitá-lo ao máximo!