discos selecionados para a posteridade

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

CREAM – ERIC CLAPTON, JACK BRUCE E GINGER BAKER – CROSSROADS - 1966 à 1968


Cream é considerado o primeiro power trio do rock, formado por Eric Clapton na guitarra e vocais, Jack Bruce no baixo, keyboards e vocais e Ginger Baker na bateria e percussões. As gravações aqui apresentadas abrangem toda a curta carreira deste trio, de 1966 à 1968. O repertório mistura blues rock com a psicodelia característica da época na Inglaterra. Atenção especial para a música Crossroads, onde os três desenvolvem altas improvisações mostrando o talento do trio. I feel free e Sunshine of your love são clássicos!

Retirei esta coletânea do box set Crossroads, de 1988, com gravações de Eric Clapton entre 1963 e 1987, que foi lançada em seis LPs e depois relançada em quatro cds. Caso alguém queira o Box set completo, favor escrever nos comentários ou envie um email.

Blues e rock de responsa!

CREAM – ERIC CLAPTON, JACK BRUCE E GINGER BAKER – CROSSROADS - 1966 à 1968 - 59Mb - 192Kbps - link para 4shared

Faixas:

1- Wrapping Paper
2- I Feel Free
3- Spoonful
4- Lawdy Mama
5- Strange Brew
6- Sunshine of Your Love
7- Tales of Brave Ulysses
8- Steppin' Out
9- Anyone for Tennis
10- White Room
11- Crossroads
12- Badge

Músicos:

Guitarra e vocais: Eric Clapton
Baixo, keyboards e vocais: Jack Bruce
Bateria e percussão: Ginger Baker

Álbum baixado do blog Collective Collection, mais voltado ao blues e rock, que recomendo para uma visita.

Coloco aqui agora duas versões para Crossroads, de Robert Johnson, tocadas pelo Cream, a primeira em 1968, num registro histórico mostrando todo o vigor e força deste power trio. O segundo vídeo mostra a reunião também histórica do Cream que aconteceu em 2005, em concertos no Royal Albert Hall, agora músicos mais experientes, mas que naturalmente não possuem o mesmo vigor físico da juventude do primeiro vídeo, mas continuam fazendo um som da pesada!





Nenhum comentário: