discos selecionados para a posteridade

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

STAN GETZ E JOÃO GILBERTO – GETZ/GILBERTO – 1964

Excelente álbum com uma vendagem invejável no mundo todo, que divulgou a bossa nova e alavancou a carreira de seus protagonistas, o saxofonista tenor americano Stan Getz, a vozviolão e a batida inconfundível de João Gilberto, a voz delicada e bossa de Astrud Gilberto, na época esposa de João, e Tom Jobim, o compositor de seis das oito faixas, com seu piano econômico e suingado. Nos créditos aparece o nome do baixista Tommy Williams, mas Ruy Castro em seu livro sobre a bossa-nova Chega de Saudade faz a correção creditando o contrabaixo para Tião Neto, como é comprovado pela foto da sessão de gravação, com Milton Banana segurando as baquetas completando o time.


Da esquerda para direita: Tião Neto, Tom Jobim, Stan Getz, João Gilberto e Milton Banana.

A história contada por Ruy Castro mostra que apesar das gravações terem durado apenas dois dias (18 e 19 de março de 1963), existiram dificuldades de relacionamento entre João e Stan, onde uma dada hora João pede para o Tom falar pro Stan “Tom, diga a esse gringo que ele é um burro”, onde Tom polidamente traduz “Stan, o João está dizendo que o sonho dele sempre foi gravar com você” e ele responde, desconfiado “Funny... pelo tom de voz, não parece que é isto que ele está dizendo”. Stan Getz teimava em tocar seu sax num volume incompatível com a levada cool, e na mixagem João acusou-o de ter aumentado ainda mais o volume do seu sax para ele sobressair. De qualquer forma, o resultado é fantástico, o disco é mais uma obra-prima da discografia mundial.

STAN GETZ E JOÃO GILBERTO – GETZ/GILBERTO – 1964 – 48Mb – 192Kbps – link para 4shared

Faixas:

1. The girl from Ipanema – Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Norman Gimbel

2. Doralice – Dorival Caymmi e Antônio Almeida

3. Para machucar meu coração – Ary Barroso

4. Desafinado – Tom Jobim e Newton Mendonça

5. Corcovado – Tom Jobim e Gene Lees

6. Só danço samba – Tom Jobim e Vinícius de Moraes

7. O grande amor – Tom Jobim e Vinícius de Moraes

8. Vivo sonhando – Tom Jobim


Músicos:

Saxofone tenor: Stan Getz

Piano: Tom Jobim

Violão e voz: João Gilberto

Contrabaixo: Tião Neto

Bateria: Milton Banana

Voz: Astrud Gilberto

Vejam o vídeo do Stan Getz tocando um medley de Desafinado e The girl from Ipanema, com uma formação diferente do disco, com Jim McNeely, Marc Johnson e Victor Lewis numa apresentação na Califórnia, em 1983.




Nenhum comentário: