discos selecionados para a posteridade

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

DOM SALVADOR, DUDUKA DA FONSECA E ROGÉRIO BOTTER MAIO - TRANSITION - 1998


Esta semana estarei fazendo um especial sobre Dom Salvador, importante pianista brasileiro que reside há muitos anos nos EUA e anda meio esquecido por aqui. Ele andou se apresentando no Brasil, deu algumas entrevistas, foi homenageado em sua terra natal, Rio Claro em SP, mas ainda continua como algo nebuloso, onde deveria ser estrela cintilante.

Trago aqui um disco gravado nos EUA, em formação de trio, com ares bem jazzísticos, ele tocando piano, Duduka da Fonseca na bateria e Rogério Botter Maio no contrabaixo. Ótimo trio, com grande entrosamento entre o piano melódico e rítmico de Dom Salvador com a “cozinha” criando climas, improvisando e pulsando pérolas musicais!


DOM SALVADOR, DUDUKA DA FONSECA E ROGÉRIO BOTTER MAIO – TRANSITION – 1998 – 88Mb - 192Kbps - link para 4shared


Faixas:

1- Bahia com H – Dennis Brean
2- Azul contente – Walter Santos
3- Alfie – B. Bacharach e David
4- Piano vignette – Dom Salvador
5- Stella by starlight
Washington e Young
6- Ana Luiza – Tom Jobim
7- The song is you – Jerome Kern
8- Toada – Dom Salvador
9- Bass vignette – Rogério Botter Maio
10- 1984 – Rogério Botter Maio
11- Drums vignette – Duduka da Fonseca
12- Transition – Dom
Salvador

Músicos:

Piano: Dom Salvador
Bateria: Duduka da Fonseca
Contrabaixo acústico: Rogério Botter Maio

Quero apresentar um programa de rádio chamado Música Brasileira Forma e Elenco, de Léo Ribeiro Jr., que traz uma entrevista com Dom Salvador, além de algumas músicas, quando ele recebeu o título de cidadão emérito de Rio Claro, em 12 de junho de 2007.

ENTREVISTA COM DOM SALVADOR (em mp3) 26min – 2007 – 37Mb - 192Kbps – link para 4shared

Agora temos um vídeo de Dom Salvador ao piano com J. T. Meirelles na flauta transversal, Chico Batera na bateria e Sérgio Barroso no contrabaixo acústico, fazendo uma versão do clássico "O barquinho", de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, numa apresentação na Alemanha, em 1966.


2 comentários:

cvllos disse...

Prezado amigo; dia desses, ao passar pelo SESCTV me surpreendi com uma "nova" onda instrumental brasileira, trazida por esse "jovem" Rogério. E fico MUITO agradecido a vc por divulgar trabalho do mesmo, com o ícone Dom Salvador. preciso prestar atençao a esse talento que desconhecia.

sonda musical disse...

Cvllos, obrigado pelo comentário e pela passagem pelo blog, é uma honra recebê-lo aqui. Realmente o trabalho do Rogério Botter Maio é bem interessante, ainda mais na companhia de Dom Salvvador e Duduka da Fonseca. Os próximos discos que postarei são desta turma do samba-jazz que mora nos EUA e que fazem uma fusão muito boa dos ritmos brasileiros com o improviso do jazz, espalhando e miscigenando nossa cultura mundo afora.